Quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estudo diz que crianças consomem sal em excesso e 57% não ingerem cálcio necessário

13/06/2010 14:58h

Rio - A música infantil diz por si só: ‘Comer é o melhor para poder crescer’. Mas alto lá! Antes de sair oferecendo qualquer alimento para os pequenos, é fundamental saber o que, de fato, ajuda no desenvolvimento. O Estudo Nutri-Brasil Infância, feito com 3,1 mil crianças em todo o País, apontou resultados alarmantes sobre a alimentação infantil: 57% das crianças com idade entre 4 e 6 anos não consomem a quantidade diária recomendada de cálcio. Não para por aí: 98% das que têm entre 2 e 6 anos ingerem mais sódio do que o considerado seguro.

O coordenador do estudo da Danone Research, Guilherme Rodrigues, afirma que os pais devem ficar atentos não só ao que as crianças comem na escola, mas principalmente dentro de casa.

“Nosso levantamento mostrou que a criança come melhor na escola pública do que na privada. E melhor na escola do que em casa”, diz.

Rodrigues lembra que é comum que os pequenos imitem o comportamento dos adultos. Portanto, os pais devem dar o exemplo e comer vegetais e legumes, além de evitar doces.

“Brasileiro não tem a cultura de consumir frutas. Há uma disponibilidade enorme e as pessoas não comem. Criança precisa ingerir frutas, pois as fibras e nutrientes ajudam a regular os hormônios”, orienta.

Para Wilma Amorim, nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione, o que mais impressionou no estudo foi a conclusão de que a maior parte do consumo de sal não vem de salgadinhos ou comidas prontas, mas do arroz e feijão preparados em casa.

“Isso é muito preocupante. É inexplicável que a criança coma tanto sal. Os pais devem retirar o saleiro da mesa e ter muito cuidado no preparo das refeições”, alerta Amorim.

A profissional ressalta que é fundamental que crianças entre 2 e 6 anos consumam cerca de 800mg de cálcio por dia. O mineral é importante para o desenvolvimento e fortalecimento ósseo, principalmente na infância até a adolescência.

“Isso equivale a dois copos de leite e duas fatias de queijo amarelo, ou substituir uma dessas porções por iogurte”, ensina a especialista.

É o caso da pequena Sofia Campos Gramático, 5 anos. Ela bebe ao menos dois copos de leite por dia, além de iogurte e bisnaguinha com requeijão.

“Tentamos controlar a alimentação para que ela não coma besteira quando está em casa. Na escola ela come salada, arroz, feijão e frutas. E sempre que ela tem vontade de comer balas, ela pergunta se pode”, conta o pai da menina, o bancário Sérgio Gramático, 38.

Amorim afirma que o ideal é que a criança faça quatro refeições por dia, com intervalo de três horas. No almoço e jantar, nada de pão. O certo é arroz, feijão, carne, salada e frutas.

“O cálcio deve ser consumido no café da manhã e no lanche, para que seja melhor absorvido”, esclarece a profissional.

Fonte : O Dia
Últimas Notícias >>
twitter siga-nos no twitter
clima e tempojornal
34°
Teresina
JORNAL20110617153043.jpg Para abrir a edição do jornal é necessário ter o Acrobat instalado, caso não tenha, baixe aqui.
Enquete